“Bully”, game para o PlayStation 2

Publicado: setembro 23, 2007 em Bullying & Violência

                                               

Nem só de personagens fofinhos como Mario e Sonic é feito o reino dos videogames. Volta e meia aparecem jogos que são o pesadelo de pais, professores, psicólogos e políticos. A produtora norte-americana Rockstar, que lançou “Grand theft auto”, um jogo no qual é possível roubar carros, bater em pedestres, matar policiais e gerenciar bordéis. Acaba de lançar “Bully”, game para o PlayStation 2, no qual o jogador assume o papel de um estudante secundário que enfrenta a violência de seus colegas. Bully é o termo usado para o assédio moral e muitas vezes físico sofrido pelos alunos. É a primeira vez que o tema é abordado em um jogo de videogame, e se torna ainda mais explosivo em um país abalado por recentes tiroteios em escolas, com um saldo de dezenas de mortos.

Muitas pessoas tem tentado censurar e até banir os jogos violentos nos Estados Unidos.

Leia reportagem…

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,AA1315966-7084,00.html

E você o que tem feito?

Tem observado seu filho ou seu aluno?

Keilla e Noemi

   

About these ads
comentários
  1. ommi disse:

    Olá, professoras!
    Fiquei espantada quando soube do jogo, aliás cada vez mais o Bullying se mostra mais próximo da nossa realidade. O que mais me preocupa é saber que a maioria dos pais ainda não se deram conta da gravidade do tema. Concordo que esses jogos devem ser extintos do Brasil e do mundo para evitar que os nossos alunos se contaminem com tal violência virtual.
    Parabéns pela iniciativa da construção do Blog… Aqui está um brilhante recurso para despertar pais e ducadores!
    Abraços
    Aline

  2. Vinícius Narciso disse:

    Ola,
    Estou na sala de informática e o professor pediu para procurar sobre ”bullying”. Achei legal essa reportagem no Blog. Eu jogo Bully, mas sei que não se pode fazer isso. Muito obrigado de abrir os olhos das pessoas.

    Vinícius

  3. Geovanna appploni disse:

    Ola Noemi,
    td boum??
    espero q sim, vc tem uma imaginaçao gein???
    vc está de parabéns pelo seu trabalho e por td q vc fazz.
    bjokas*

  4. teujr disse:

    OLÁ DONA NOEMI
    EU VOU COMENTAR A VERDADE. EU TENHO O JOGO BULLY E SEI QUE ESSE JOGO TEM VIOLÊNCIA, INVASÃO DE QUARTOS DE MENINAS, BATER NOS INSPETORES, JOGAR FOGOS DE ARTIFICIOS NAS PESSOAS, JOGAR BOLAS NAS PESSOAS, TEM GENTE QUE GOSTA DO JOGO, COMO EU, MESMO ASSIM ACHO QUE É MUITO VIOLENTO PARA PUBLICAR.
    GRATO POR NOS ALERTAR.

  5. Matheus e Andrey disse:

    Nós jogamos Bully e gostamos do jogo, não achamos ruim. Jogamos e isso não quer dizer que faremos igual, o que se faz no jogo. O jogo é divertido e nada vai nos impedir de jogar!!

  6. Luana Santos Ribeiro 6° ano disse:

    Ola!
    Eu estou agora na sala de informática! Eu acho que não deveria existir o “Bullying”, pois prejudica muitas pessoas e também pode prejudicar a familia.

    E essa minha opinião!!!

  7. teujr disse:

    Olá Dona Noemi.
    Sobre esse jogo bully, e acho que influencia sim e muito na prática de bullying. Por exemplo: Eu tinha um amigo, que já não está mais na escola, que depois que começou a jogar esse jogo “Bully” ele mudou muito de comportamento, ele começou a me bater sem motivo nenhum e começou a práticar o Bullying. Tudo isso por causa do jogo que influenciou seu comportamento.
    Estou aqui na sala de informática.
    Meu email: andre.toyota@yahoo.com.br
    Série:6ºano
    Nº:1
    Nome:André Eidi Toyota

  8. Carlos Vogt disse:

    Olá Dona Noemi eu e meus colegas estamos aqui na aula de informática e durante as discussões, alguns alunos estão de acordo que o jogo “Bully” deve ser o mais rápido possível encerrado e totalmente proibido em qualquer pais, pois chegamos na conclusão de que o jogo pode contribuir com aumento da violência no Brasil e no mundo inteiro.
    Obrigado.
    do aluno Carlos Vogt.

  9. VAMPIRO DOIDAO! disse:

    Nós jogamos “Bully” e não to nem aí pra o que eles dizem. Eu jogo, eu mato, eu beijo as garotas, fujo dos “tiras” (e também mato), nós fazemos igual a esse jogo, e não ligamos para que dizem.
    Noemi o jogo é de violência e vc não manda nos jogos. Só pq são mtos violentos: de matar, arrancar a cabeça, igual um jogo da rockstar games, o tal famoso de todos o “gta san andreas” nesse jogo é pior. Entao não fale dos jogos se vc nunca jogou. No “gta” vc arranca a cabeça, dando tiro com uma arma “nini gun vulcao de 500 tiros” só na cabeça RED SHOT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Somos o VAMPIRO DOIDAO!

  10. vampiro doidao disse:

    Oi Noemi,
    Estou aqui na sala de informática para dizer sobre o jogo BULLY, ele é muito interesante. Jogo todos os dias e num to nem ai pra q vc fala, pq é muito loco. Dá pra vc beijar as garotas, espancar os maluco, bater no diretor e muitas outras coisas. Só tenho isso a dizer.

    Ciente:VAMPIRO DOIDAO

  11. Otulio, Lucas e Juan M. disse:

    Eu acho que esse jogo não leva a nd.
    Otulio.

    Eu acho bully é um jogo muito violento.
    Lucas

    Para alguns jogadores o jogo não interfere, eles sabem diferenciar os jogos da realidade, mas para outros, acham que podem agir na vida real tendo as mesmas atitudes que acontecem no jogo.
    Juan

  12. karine disse:

    Olá!
    Eu nunca gostei desse jogo, os meninos da minha sala só falam desse jogo “bully”, o personagem do jogo bate nas professoras e diretor até matar. Os alunos estão no corredor e de repente eles começaam a se bater sem parar.
    É muita violência para um jogo só!

    • Izadora disse:

      Olá
      eu achei orrivel quando olhei é muita violencia …eu achoq é muitas meis dizem coisas e muitas violencias pra um jogos , q é o 4 do GTA San Andres .. ~.~

  13. Luiz Eduardo Nº27 9ºAno disse:

    Eu acho que o caso do bully é muito preocupante, pois crianças que sofrem com isso, podem resultar em problemas futuro. O jogo retrata um garoto que entra numa escola e sofre bully, pessoas roubam ele , batem ….. e durante o jogo o Jimmy (personagem principal) luta contra o bully, principalmente nas ações contra os nerds , menores , mulheres ….. o jogo retrata isso, mas também há cenas em que a violência, desrespeito, linguagem pesada, estão em grande evidência para um jogo, e muito. Agora, banir o jogo, eu sou contra a responsabilidade é dos pais em saber o que os filhos fazem. Eu jogo e gosto, mas sou responsável e tenho a cabeça no lugar e não é me deixo influenciar pelo jogo .

  14. Felipe Magano Lucchi Nº14 9ºAno disse:

    Bom o “bully” já aconteceu até mesmo na nossa escola e não faz muito tempo. Na minha opinião o “bully” é um ato de falta de carater da pessoa que o comete…

  15. Leonardo de Carvalho Nº23 9ºAno disse:

    O Jogo é uma coisa normal. Exemplo Tom e Jerry todos veem um rato batendo em um gato da forma mais cruel e sempre damos risadas, este jogo vc briga apenas por um meio de chegar na próxima fase de seu jogo favorito!

    • suellen disse:

      Concordo com o Leonardo de Carvalho..Isso e apenas uma brincadeira de video game. Eu acho que não tem nada de mais crianças joga-lo, porque uma criança ou adolecente que joga esse jogo, sabe muito bem diferenciar um jogo de uma brincadeira.E tambeim e so uma forma de hegar ao proximo nivel. :D

  16. Lucas marafante disse:

    eu achO esse jogo muito ruim, pois ele ensentiva mais as pessoas a violencia.
    E isso nao é uma coisa que todas pessoas gostariam de jogar,pois tem pessoas q nao gostam de violencia.!

    Mas tambem tem aqueles jogadores que sabem q esse jogo nao tem nada a veh com a vida real,e sabem diferenciar uma coisa da outra,sabem q jogo é jogo e vida reaL é vida reaL .

    LUCAS MARAFANTE – 9 ANO .NUMERO: 25

  17. Nanci disse:

    Oi Noemi, acho de fundamental importância os assuntos abordados por vcs.
    Referente ao jogo “bully”, não acho que não tem nada a ver com a vida real, uma vez que é a copia do que varias crianças passam nas escolas ou em outros locais. Acho apenas que temos que banir e não incentivar. Bjs

  18. Gabriel Garcia Antunes disse:

    D.Noemi
    Felizmente não faço mais parte dos Vampiros Doidão, peço desculpas pela opinião errada que foi deixada. Tenho o jogo mas sei diferenciar muito bem da vida real. Não gosto de violência e nem falta de respeito.

  19. Simone (mãe do Gabriel Garcia) disse:

    D.Noemi
    Agradeço ao alerta do jogo e dos comentários feitos. Tenho total consciência, e sei que o Gabriel sabe muito bem diferenciar a ficção da realidade. Isso serviu para ele ver o quanto é importante saber diferenciar as amizades, e acho que ele aprendeu.
    Obrigada

  20. Prof. Dineia Hypolitto disse:

    Professoras Noemi e Keilla parabéns pelo dia do professor.! Espero que continuem esse trabalho belíssimo , e que cada vez mais possam ensinar não só os seus alunos, mas a todos que estejam em contato com vocês, pois tal como diria o filósofo alemão Heidegger ( 1973,p.89 ) “ensinar é mais difícil que aprender, porque ensinar é deixar aprender ” . Abraços Professora Dinéia Hypolitto.

  21. |\|1G|-|7M4R3 disse:

    D.Noemi
    Não vejo problema em jogos, porque acho que os jovens não se deixam influenciar por eles e que são maduros o suficiente para diferenciar o mundo real do virtual.
    O maximo que um jogo pode fazer é fazer com que a pessoa se interesse pelo assunto do jogo (por exemplo, em um jogo de tiro, a pessoa se interesse por descobrir mais sobre as armas usadas) e gerar assuntos referentes ao jogo na sala de aula.
    Em algum caso raro em que a pessoa esteja sendo influenciada, é bom ela parar de jogar, mais não creio que essas coisas acontecem com qualquer um.
    Obrigado

  22. Fernando disse:

    Jogos nao fazem pessoas desrespeitarem as leis, mas políticas governamentais falhas sim.

  23. GAMES disse:

    Na minha opnião o jogo “bully” deve continuar, depois que eu comecei a jogar não parei mais
    além disso, ele ensina coisas também como inglês,etc…

  24. bruno disse:

    Na minha opinião o jogo bully tem seus dois lados, o lado bom, que você aprende inglês, estratégia entre outras coisas, mas também é ruim pois tem seu lado violento.
    Um abraço Bruno

  25. gordo tosco disse:

    eu jogo esse jogo é muito legal só que não faço isso na escola só quem é muito tosco vai ver o jogo e fazer igual na escola . esse é o melhor jogo de PS2

  26. eu disse:

    Ojogo não é violento nem tem sangue no jogo.

  27. grupo anti-bullying da ESE disse:

    Lemos os comentários acima e ficamos um pouco confusos. Não conseguimos entender qual é de facto o bjectivo do jogo. Agredir ou defender-se de agressões?! Pedimos se nos podiam dar mais informações sobre o jogo pois desconheciamos a sua exixtencia. De qualquer forma achamos uma grande iniciativa da sua parte lembrar-se deste problema que se torna cada vez mais actual e preocupante.
    Se possível passe pelo nosso blog também e deixe umas sugestões =)

    http://www.nao-ao-bullying.blogspot.com

  28. fabiano disse:

    ola
    eu joguei e não vi nada de mais ,(ate achei meio besta sem graça)
    acho que o bully e um problema mais recorrente nas escolar de classe media alta (não gosto de classificações)
    por que na periferia o problema e outro todos os alunos são violentos (contra os professores)e não e efeito do jogo e falta de educação e diciplina dada pelos pais
    bom acho que o jogo no brasil não tem tando efeito como nos USA ja que la todo as crianças são meias bitoladas .,.
    mais um problema e nos nos igualamos aos USA e que aui e tão facil consequir uma arma comola !

  29. alexia disse:

    ola! jogadores do bully asa meu é daora

  30. Piinnkk disse:

    Eu e minha irmã jogamos Bully e amamos e num damos neim um tipo de problemas pra nossos pais!

    Bully eh o melhor jogo q jah conheci depois de The sims!

    \o/

  31. Jessica Luz disse:

    Creio que deveriam tentar banir o bullying da REALIDADE e não apenas do mundo virtual…
    Tantas crianças apanhando e sendo humilhadas nas escolas… Crianças de dez anos de idade vomitando o que comem para não mais serem chamados de “gordinhos” e as pessoas por aí preocupadas em proibir os jogos… Deveriam pensar em punições severas pros alunos reais, não pra quem está vivendo isso virtualmente…

  32. Maria Lígia disse:

    Eu sinto até um pouco de vergonha, eu gosto de jogos de video game e tenho esse jogo, pra mim é uma diversão, mas não tinha olhado com os olhos das crianças que hoje em dia já nascem com tendências violentas por vivermos num mundo hoje abrasado pela violência. Eu jogo algo que não vou realizar, mas as crianças querem se comportar daquela maneira delirante… nossa!

  33. Daniel Oliver disse:

    O jogo e super divertido e só porque tem violencia
    não significa q faremos igual
    o jogo e bom e nada vai me impedir de jogalo!!!!!!!
    Mesmo se justiça , pais , avós é tios não pararei

  34. souza disse:

    o jogo nao e muito violento. nao tem arma nem sangue e os alunos nem morrem!

  35. guilherme disse:

    na minha opinião, o jogo deve ser visto como uma arte que tenta expressar algo bem real e da qual fui vítima: a violencia escolar, o bullying. Infelizmente, o jogo pode ser sim uma fonte de inspiração, tanto para as vítimas procurarem a justiça pelas próprias mãos assim como para os bullys buscarem novas formas de atormentarem suas vítimas. Afinal, a natureza do jovem é ser inventivo e inconsequente. O jogo é realmente bem feito e se aproxima bastante da realidade e não acho que deva ser banido para a população adulta acima de 18 anos, pois faz o adulto e o educador pensar no que deve ser feito para acabar com esse problema do bullying, que infelizmente se tornou parte da cultura escolar. Quem estiver criticando o jogo, experimentem jogar o jogo. Ele explora as nuances culturais presentes em todas as escolas, como os alunos se dividem em grupos por proteção e auto estima, como o sistema escolar e os professores são alienados dos sentimentos dos alunos, a linguagem e os disseminados jogos de poder e julgamente mútuo entre os alunos. Não se deve censurar a arte, deve-se ouvi-la pois ela fala de algo de uma realidade que praticamente se tornou intocável para quem se está fora dela e da qual muitos jovens sofrem.

  36. Camila disse:

    Olá,o que eu acho é que o Bully pode sim ter violência em muitas fases do jogo,mais se vc jog-a-lo mesmo vc percebe,quie ao longo da história ele ajuda as pessoas q maltratou-o.
    Vocês em vez de falar mal,deveriam perguntar o que acham as crianças sobre o jogo.

    Obrigada

  37. Camila disse:

    Olá,o que eu acho é que o Bully pode sim ter violência em muitas fases do jogo,mais se vc jogá-lo mesmo vc percebe,que ao longo da história ele ajuda as pessoas q maltratou-o.
    Vocês em vez de falar mal,deveriam perguntar o que acham as crianças sobre o jogo.

    Obrigada

  38. Pedro disse:

    Eu gosto do jogo BULLY mas acho o jogo violento e por causa disso não é atoa q ele é proibido no brasil e proibido para menores de 18 anos!Mas acho que ele proibido para menores de 18 ta bom porque nale não dá para roubar carros e nem usar armas de fogo mas sim roubar objetos do armario dos outros e usar estilingue nas pessoas diferente de outros jogos bem + violêntos q esse jogo.

  39. Fernandinho disse:

    E sem falar tambem que o jogo foi inspirado na nossa realidade !
    Agora, eu acho o seguinte, o que devemos fazer é:
    prestar mais atenção no que falamos e no que fazemos afinal..
    se o jogo é tão violento, bem vido a realidade de nós “Alunos”, passamos por coisas que realmente são bem crueis..
    é por isso que eu digo:
    escute os alunos, filhos ou seja lá o que for..
    pq assim, podemos mudar o que o jogo esta nos mostramos, que no caso é a realidade.

  40. renato disse:

    esse jogo é muito idiota e violento

  41. sid disse:

    est jogo e super legal

  42. diego disse:

    pow cara eu gosto desse jogo por mais q seja violento o resto do jogo e demais
    so tem um poblema
    eu naum consigo fazer mais missão depois q eu completei as aulas
    pow naum tem como vc me ajuda?

  43. matheus disse:

    o Bully e o unico jogo mais masa que eu conheso e que quizer vende um pra mim eu compro o meu orkut e perere_12@hotmail.com me imforme

  44. Daniel disse:

    Eu acho que se você tiver consciencia que isso é um jogo você pode jogar normal.
    Agora se você quiser repetir isso tera serios problemas de relacionamento entre a sociedade eu vi em uma matéria que um aficionado por GTA roubou um carro,matou os políciais,tomou as armas e depois foi morto tambem depois a família do rapaz queria processar a Rockstar,eu acho que a Rockstar faz o jogo e joga quem quer a culpa é da família que nao proibiu em momento nenhum o rapaz de jogar o jogo porque a Rockstar ja deixa a recomendação entao se a família nao proibiu tambem não pode querer sacrificar a produtora de games porque a Rockstar tem como características fazer jogos violentos so eu acho que a uns 2 ou 3 anos que eles fizeram um game de ping-pong para “disfarçar”a fama de produtora de jogos violentos o game Manhunt que o diga so a recomendação é Adults Only (apenas para adultos)serve de referência para vocês
    ?

  45. Maria disse:

    Eu adoro esse jogo, ele ás vezes é muito engraçado, concordo que também existe muita violência,mas o jogo deve continuar, desde que eu comecei a jogar não parei mais.

  46. Isaabela disse:

    Oi, como vão vcs? Não sou muito de jogar esse, mas eu acho legal, eu fico olhando a minha irmã jogar, e fico doida pra jogar mais ela não deixa, e pudesse jogar a dois seria melhor né, fala sério.

  47. matheus disse:

    sobre o bulying
    e um ato de idiotas q nao tem nada a fazer
    vai trabalhar aqueles vagabundos que praticam bulying

  48. gabriel disse:

    quero jogar bully

  49. Adriano disse:

    o Game bully para ps2 eo melhor game que existe mas eu nao acho serto o que ele faz por isso e horrivel as pessoas que imitam bully arrebemta Adriano 11anos

  50. vitor disse:

    O NOEMI EU SEI QUE O JOGO É VIOLENTO MAS EU GOSTO E MEUS AMIGOS TMB

  51. Guilherme disse:

    O problema não é o jogo…é quem joga…
    não precisa jogar GTA ou BULLY, pra ser um delinquente na escola ou robar carros(na verdade maioria dessas pessoas nem sabem que existe esses jogos).
    é falta de cultura, banir um jogo assim, cabe a cada pai e mãe monitorar seu filho, e saber se ele tem mentalidade suficiente pra jogar um jogo(ou não).

  52. NorreN disse:

    Bully é um dos melhores jogos da Rockstar!!!!

    apesar de tudo ,, ele não pode ”contamina” as pessoas que jogam!!

    é apenas um jogo e vou continuar jogando até zerar!!!!

    rsrsrs!

  53. Rosalie Hale disse:

    Acho que play de GTA não é certo acho isso errado o meu irmão pratica e é muito sem noção, não acho certo.

  54. miguel angelo disse:

    o jogos e bom e muito

  55. objetivopenha disse:

    Por esse motivo é que muitas coisas nos são tiradas.

  56. o jgo bully ewo melhor jogo e nao tem essa
    a escola do jogo muito diferente da qui
    e eu sei q e violento mas nao paro de jooga assim mesmo

  57. otavio disse:

    como fasso para trocar de personagem

  58. jhoni disse:

    esse jogoe o melhor do mundo tem misão um tanto de coisa

    esse jogo não tem pesteira não tem mulher pelada engual

    o jogo playboy eu acho estupido de mais é um jogo chatão.

  59. Jhony disse:

    Desde quando aprendi a falar minha mae me encinou a não bater em ninguém,porque tais coisas podiam dar cadeia ai lançaram o bully eu comecei a jogar mais não afetou na minha conciência que podia bater em alunos nerds “valentoes” entre outros e eu acho que agente póde jogar avontade e acho que isso seja da educação que os pais deram ao filho !

  60. Jhony disse:

    Eu curto o jogo ! e zerei 7 vezeeeees !!!

  61. Jhony disse:

    Genteeeeeee para de jogar bully meu amigo bateu nimim ooonteim eu fui pra casa rôôôôxo !

  62. vinicius rolim rocha xavier barros disse:

    Corrigindo o email:

    ola,

    eu tenho 11 anos e estou no 5 ano.
    eu acho que o jogo bully é um jogo violento se você quiser porque você pode ser um bom aluno ou um mau aluno.você não precisa usar armas como bombas ou estilingues você pode ser um aluno legal e estudioso mas a intenção do jogo é curtir com a cara dos outros mas para mim isso mexe com o meu comportamento porque eu sei que isso é um jogo não uma realidade.

  63. zsefv disse:

    Se jogos influenciassem todos seriam ladroes, pq se qualquer um parar pra perguntar ao pai se ele ja jogou jogos violentos, aposto q a maioria vai dizer sim.
    Isso depende da cabeça de cada um; nao é por que uma pessoa joga um jogo q vai sair matando todo mundo. Pensa…

  64. Eu curto o jogo ! e zerei 7 vezeeeees !!!

  65. Bom, nós somos alunos dá 6 série da Escola Marista de Ensino Fundamental Nova Santa Marta….
    Presenciamos bastante a questão do Bully na nossa comunidade e estudamos muito essa questão dentro da escola. Achamos que esse jogo vai incentivar mais as crianças e jovens a praticar violência dentro de casa e na escola, pois presenciam cenas inadequadas e cruéis. No game, isto mostra que os jovens tem direito de agredir e fazer o que quer em qualquer lugar, sem respeitar a qualquer regra que existe em casa, na escola e na sociedade.

    turma:162

  66. Mauricio Campos disse:

    Eu jogo Bully, até que é divertido bater nos alunos malvados mecher com os inspetores, ajudar os Nerds judiar dos Jocks e de outras gangs, mas bem que poderia ser uma história diferente sem agreções físicas e dando um exemplo sabe, como se diz um jogo educativo com matérias em que as pessoas que estejam jogando façam de uma forma divertida aprendendo mais e o aluno principal, como o que você joga não poderia ser problemático e se vingar dos que praticam bullying contra ele aprontando contra eles de uma forma divertida.

    Bom é isso que eu acho, olha que tenho 18 anos vou fazer 19 anos dia 18 de junho mais eu senti que estou mais provocativo na escola, eu sempre fui quieto agora to começando a matar aulas responder os outros, andar com os mal elementos da escola, e mecher com os outros espero parar com isso, sabe isso mecher com as pessoas, de uma certa forma as pessoas vão querer fazer igual querendo diversão e não é isso o certo.

    Parabéns a pessoa que criou esse blog é muito legal e alerta as pessoas, de mentalidades abusivas Rsr ^^ Vlww

  67. brenda disse:

    Eu acho esse jogo super legal gosto muito dele,que é violento é mais as pessoas gostam de jogos assim..
    quem não gosta desse tipo de jogo tem q comprar o q preferir.só naum comprar esse..
    bjinhus bye …

  68. alisson disse:

    oi
    meu nome e alisson e eu adoro esse jogos do bully

  69. Na verdade vocês estão completamente ENGANADOS eu ja joguei esse game e ja zerei , aqui vai a historia: Jimmy hopkins 15 anos e abandonado por seus pais em bullworth academy,lá todos praticam o bully,jimmy conquista todaas as tribos ao longo do game porque ele quer livrar o bully,no final ele salva a escola e todos aplauden ele , frase dita mil vezes no game por jimmy : ”STOP BULLY EVERYONE”
    Maurício Campos o game é bem realista o bullying deles e de verdade tanto que no fim do game jimmy narrando diz:

    ”Finalmente, tudo se arranjou… mais ou menos. Digo, não vou falar que nós vamos viver felizes para sempre ou algo assim, mas a vida certamente vai ficar mais fácil.”

  70. gustavo disse:

    eu acho isso um abisurdo nada ve cara é só um jogo de videogueime mas só q o gta é um orror não deveria esistir

  71. joao disse:

    bullyng é legal

  72. Kamila disse:

    Não, Bullying não é legal.

    Sinceramente, na minha opinião, não acho que esses jogos devam ser extintos, pois isso, na minha opinião novamente, vem de uma má criação.
    Eu sempre joguei jogos do tipo, me divirto, mas jamais levei isso para a minha realidade, e tenho 15 anos. Acho um absurdo apelidar as pessoas, bater nelas pelo simples fato de serem diferentes de nós.
    Eu já sofri muito com bullying sim, chorei muito, mas eram por pessoas que jogavam bola na rua, faziam coisas normais, mas o errado não era o que aprendiam vendo TV, ou jogando um jogo de video game, e sim o que aprendiam ou não com seus pais ausentes, ou pais que passavam demais a mão na cabeça de seus filhos.

  73. Tete disse:

    eu acho isso bem interresante pois e a realidade nas escolas

  74. LEIA disse:

    Eu tenho o jogo bully, ele tem umas coisas meio de violencia, mais ele é bem legal, da pra nadar, andar de skate, bicicleta, ir no parque fazer muitas açoes diferentes, mais por eu jogar não mudou nada no meu jeito de agir na real, não me incentivou a nada. Acho que podemos jogar mais diferenciando a vida virtual com a real. No jogo jogo eu bato mesmo nos menino que fica no caminho, mais na real não…não tem nada a ver com o que faço na real.
    As pessoas que nao diferenciam o virtual com o real são pessoas “burras”, ou mal informadas e meus pais me ensinaram muito bem como se comportar diante das pessoas.Mais o jogo é outra coisa é uma “brincadeira”…nada ver uma coisa com a outra, se eu ver um passaro voar, eu vou querer voar? ta…posso ate querer voar mais eu nao vou subir num predio pra pular de la, porque eu sei que eu vou me dar mal, mesma coisa do jogo eu vejo o menino batendo nos outros, eu nao vou bater, posso ate querer mais nunca vou fazer isso, primeiro porque tenhu pais que me deram educaçao e depois que se eu bater eu vou me dar mal de algum jeito. Ninguem é burro, nada ver fica falando que o jeito influencia isso ou aquilo.

  75. caio disse:

    nossa isso do filho jogar e ficar bagunceiro por causa do jogo e tudo mentira eu já zerei gta já zerei bully e sou o melhor aluno da classe e não fasso bagunça para minha mãe e passei ate a 4serie direto sem repetir enquantos os meus amigos que não jogavam repetiam de ano eu passava e meus amigos que jogavam passavam

  76. Ronilson disse:

    Bom ,no meu pensar…jogo nenhum influencia ninguem…
    o que sempre influencia o mundo e a criação que os pais de hoje estão dando a seus filhos,
    sou um jovem hoje de bem,sempre joguei esses jogos violentos,
    de suspense de terror e não me deixei levar por nenhum deles,
    a minha criação,foi que prevaleçeu sobre tudo foi forte,foi rigida,quando os pais ensinam a seus filhos quem eles são,suas raizes,sua doutrina(traduzindo seu Carater).*apesar de todos os filhos não entenderem na hora,eles vão obedeçer:por respeito,temor e amor a seus pais,e quando amadureçerem,eles vão ser a imagem e semelhança dos seus pais,e assim vão passar sua honra de filho para filho,como nos tempos antigos…O problema não e no mundo,e no que há no mundo,e sim nas pessoas que estão deixando o mundo ensinar seus filhos primeiro…
    {Quando uma planta nasce,o agricultor amarra nela um pau reto para servi-lhe de exemplo,e a mesma não cresça torta,e mesmo depois de Grande são poudados os seus galhos.}
    Os pais de hoje estão deixando a semente que Deus lhe deu cresçerem,sem saber de quem são filhos realmente…pode o pé de Manga,deixar seu filho cresçer pensando que e uma laranja,ou o pé de fruta doce deixar seu filho pensar que e de uma fruta amargosa…
    Resulmindo toda essa polemica,o problema não e nos filhos e sim nos pais,cada um desses vão presta conta com Deus de cada uma de suas sementes que se perder,como Eli no tempo antigo,1 Sm 3… Sm 4…resultado por não ter ensinado seus filhos a não se contaminar com o mundo…sabe quando o mundo vai ser BOM,NUUUUUNCAAAA…
    o proprio Deus diz:O mundo ja e do Maligno…
    quem quizer falar mais sobre isso estou aqui.
    email: ronilson_f@hotmail.com

  77. Fernanda disse:

    Olá pessoa desse site,

    O jogo Bully é um jogo muito viciante, que pode fazer tudo isso que vcs falaram. Mas tem um porém: a pessoa tem que ter consciencia que aquilo é só um jogo e não deve-se levar o exemplo daquilo para a vida real. As pessoas que jogam esse jogo, não tem problema nenhum, cautelando-se de não se levar por um simples jogo violento. Grata

  78. victor disse:

    bullying é chato

  79. Jefferson disse:

    eu gosto desse Jogo mais Putz eu cometo bullyng de vez em quando mais nao pro cara morrer

  80. Ramires disse:

    Se voce acha que seu filho não tem maturidade para jogar jogos desse tipo não deixe ele jogar e pronto não diga que o governo tem que banir,cuide apenas do seu filho!fika a dica!e pra vcs professores eu jogo varios tipos de jogos dessa categoria e não quero ser taxado como adolecente que gosta de violencia!blz!

  81. Rapha Assis disse:

    EU JA SOFRI ESSE TIPO DE REPRESAO
    E ACHO Q TEM UM MODO EFICAZ PARA Q ISSO POSSA MODIFICAR
    MAIS INSPETORES E MAIS SEGURANÇS NAS ESCOLAS

  82. pedro disse:

    o bullings eu jogo eu echo legau so q contem violemcia mai isso ñ quer disser q o jogo é ruim ele é bom pra uns e ruim para ouros

  83. leonardo disse:

    bullying não deve acontecer na escolas e em nenhum lugar

  84. Ana Ariel disse:

    ooohooo sou pediatra e digo: OS JOVENS PODEM JOGAR QUANDO QUISER!!!
    (SE GOSTAREM É CLARO!) sorrisos = D MAS, OS PAIS TEM QUE EXPLICAR, SE MUDAREM O COMPORTAMENTO, SERÁ NESSESARIO ALGUMAS PROIBIÇOES.

  85. tony451 disse:

    eu acho que bullying divia ser considerado crime mais so porque tem pessoas que jogam como eu ñ significa que iremos fazer igual vc acha que nos ñ temos consiencia??

  86. juca disse:

    EU JOGO BULLY É MUITO LOKO ESPERO QUE NUNCAA SENSUREM ESSE JOGO

  87. flavio disse:

    olha o jogo bullyng nao se trata so de violencia o personagem thimy ele pratica o bullyng com os agressores para o bullyng acabar tanto que no chapter 6 {que é o ultimo d jogo ) as violencias e assedios nao acontecem mais e tambem eu acho que o jogo nao influencia ninguem pq eu sei que aquilo e so um jogo e eu nao vou fazer isso e creio que todo mundo que joga tbm nao

  88. eu não gostei muito pq esta estimulando os alunos praticar o bullyng teve uma feira do conhecimento no meu colergio falando sobre isso e tinha esse jogo até eu fiquei com vontade de jogar

  89. michelli disse:

    eu acho o bullyng errado queria que isso parasse.

  90. hjjgffd disse:

    eu gosto do jogo mais tenho a cabeça no lugar e eu sei que nunca vou fazer uq os bonecos do jogo bully fazem e qualquer um que tem a cabeça no lugar sabe que eh so um jogo e tbm mt legal como o gta san andreas

  91. Gabriela ♥ disse:

    Tony451 vc tem razão, não é só poorq a gentejoga isso é poorq iremos fazer igual!

  92. blenda disse:

    amo bully e de mais e muito legal diverdido melhor jogo

  93. ariane vitoria disse:

    eu acho que a justica tem que prnde estes jogos

  94. romulo disse:

    mato
    quem para na frente

  95. igor disse:

    gente eu tenho esse jogo e tanbem gosto dele,mas oq a noemi queria dizer é q em alguns casos a pessoa gosta do jogo e acaba fazendo isso na vida real,isso q ela queria dizer!

  96. alcaraz disse:

    Gabriel,
    apenas escrevemos textos sobre bullying.
    Grata
    Noemi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s