O que é Bullying

Publicado: março 23, 2007 em Bullying & Violência

c03-24-1257.jpg

 Olá…Prezados amigos;Trabalhamos na área da educação e temos percebido que muitos, mesmo sofrendo com Bullying, não sabem o significado.Diante dessa realidade resolvemos abrir um canal de comunicação. Oportunidade que poderemos trocar informações, menos formal.Assim gostaríamos de realizar uma pesquisa fazendo duas perguntas.Você sabe o significado de Bullying? E se souber… Você já foi vítima de Bullying? Se quiser, pode relatar e solicitar que não seja divulgado, e manteremos sigilo. Ou coloque um pseudônimo, compartilhando com outras pessoas a realidade que muitos enfrentam sem ter esse conhecimento. A troca de experiências permite que encontremos soluções para resolver muitos problemas.

Keilla e Noemi

About these ads
comentários
  1. Eber Santiago disse: disse:

    Nunca ouvi esta expressão, não tenho nem idéia do que é.

  2. Nelson disse:

    Também desconheço a expressão.
    Olhando rapidamente no dicionário descobri que bully significa brigão, encrenqueiro.

  3. Anderson disse:

    O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
    Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, a seguir, relaciono algumas ações que podem estar presentes:
    Colocar apelidos;Ofender;Zoar;Gozar;Encarnar;Sacanear;Humilhar;Fazer sofrer;Discriminar;Excluir;Isolar;Ignorar;Intimidar;Perseguir;Assediar;Aterrorizar;Amedrontar;Tiranizar;Dominar;Agredir;Bater;Chutar;Empurrar;Ferir;Roubar;Quebrar pertences.

  4. RAQUEL AFFONSO disse:

    Parece-me alguma coisa com agressividade ou sentimento ruim estranho – nunca havia ouvido esta espressão.

  5. dineia disse:

    Cara Noemi parabenizo-a pelo seu trabalho neste blog. O colega Anderson definiu a palavra bullying, e eu gostaria de acrescentar que de acordo com a ABRAPIA ( Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção á Infância e á adolescência) para a ocorrência do bullying é necessário que haja: “O AUTOR”- têm pouca empatia; pertencem geralmente a famílias desestruturadas;os pais exercem uma supervisão pobre sobre os filhos e oferecem como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo;os que praticam bullyingt têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e /ou violentos;” O ALVO “- são pessoas ou grupos que são prejudicados ou que sofrem as consequências dos comportamentos de outros e que não dispõem de recursos,status ou habilidade para reagir. Um forte sentimento de insegurança os impede de solicitar ajuda; são passivos,e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos.; ” AS TESTEMUNHAS “- representadas pela grande maioria dos alunos, convivem com a violência e se calam em razão do temor de se tornarem as próximas vítimas. È muito importante que os educadores estejam atentos a estas situações, pois dentro da sala de aula poderá identificar um autor de Bullying, e daí tratá-lo como alguém que precisa de ajuda e não de punição, seja orientação, intervenção psicológica ou limite claramente determinado para elucidá-lo sobre sua conduta na sociedade. UM abraço Prof. Dinéia

    • borboleta disse:

      Infelizmente ja sofri de Bullying, na escola é terrivel, ninguém pode imaginar só quem passa por isto. As ameaças, as humelhaçoes, quando começam a pegar nao se calam, gozam, riem de tudo e de todos por vezes, nao tem limites… ate ameaçam, batem etc… Estas pessoas acham-se donos do mundo, adoram liderar e serem os lideres…´Acusam os outros de tudo, só eles é que sao prefeitos… Havia dias que tava tao farta que chegava em casa e ia dormir… Comecei a entrar numa ansiedade profunda, o medo de viver, o medo de repetir tudo outra vez no outro dia… começei a beber comprimidos para a cabeça… Comecei com a mania da preseguiçao e o medo constante… Começei a desprezar as pessoas… Entrei num mundo de loucos… Ainda a minha escola era uma escola pequena tudo o que se fazia sabiasse logo no outro dia… O hobi preferido era e é, comentar a vida uns dos outros eu nao tinha muitos amigos lá… Sentia-me um bincho profundo… Ainda pensei em fugir daquele mundo… Mas para onde ia?? Só com o 8 ano?? Nao ia muito longe… E entrar em outros mundos nao parecia a melhor opçao… E assim ia vivendo, nao saia, com o medo de me cruzar com eles em algum lado… Nao era muito normal estes meus comportamentos e medos constantes e a ansiedade que por vezes me tirava o sono… Hoje em dia tou de ferias, tou um pouco melhor mas as vezes lembro-me destes episódios infelizes da minha vida… Traumas que ficaram.. Andei no psicolgo da escola mas nao roselveu nada… Eram poucas vezes nao dava para saber do problema que tava a construir…Mas os meus professores sabem disto, alias eles ate se punham com os professores e mandavam bocas sempre no gozo ou quase sempre…. Para o ano sao mais uns tempos da minha turma só de pensar nisso…. Mas nao vale apena, agora quero fazer as coisas de outra forma… Nao quero isto para mim… Vou ingonorar… Emborra que nao seija facil… Mas por vezes nada é facil… Vou me inscrever no voluntariado… Quero começar a trabalhar, tenho que tirar boas notas para ter bases para ir para o 12 ano… Tenho mil e um projectos para me destrair e esquecer o passado… Para quem sofre como eu mando aqui uma força… Ingonore e tente aranjar hobis para nao ter que pensar nisso, distraia-se, saia com os seus amigos, passei, diverta-se acima de tudo… Pois nao vale a pena, a vida ja é muito curta… Um Abraço…

      • Borboleta li seu coméntario e me comovo com tudo que você passou ,nunca sofri o Bulyng e nem posso imaginar sua dor mais lhe dou um conselho tente esquecer isso não vale a pena pensar em algo tão triste assim.Tchau!!!

  6. dineia disse:

    Querida Noemi respondendo agora á sua pesquisa. 1- SIM. 2- Nunca sofri, mas na área educacional já vivi e convivi com situações de Bullying. , enquanto Diretora de escola. Abraços Dinéia

  7. Patrícia disse:

    É um assunto atual, mas pouco trabalhado, ainda, eu como trabalho na área de biblioteca,tive a oportnidade de conhecer alguns títulos com comentários e dicas de como lidar com essa situação, muitas vezes ignorada, justamente por falta da divulgação adequada,ou até mesmo a correria do dia a dia, onde não nos dá a possibilidade de ler tranquilamente um bom livro ou mesmo os profissionais com várias jornadas, começando aí o processo que estamos discutindo, onde a comunicação entre pais e filhos têm sido cada vez pior por falta de tempo,as crianças sentem necessidade de atenção e não tendo muitas vezes em casa procura com colegas da escola ou com turma da rua,aqueles parentes mais próximos, que tb ñ tem tempo e é onde acumula causando na cça ou no adolescente atitudes muitas vezes mal interpretadas, em momentos inoportunos e assim acaba somando, acumulando vários sentimentos que não são bem definidos e o processso se desenvolve, bom seria se todos os profissionais da área de educação se preocupassem em estarem sempre atualizados e pondo em prática sempre de maneira inovadora o trabalho desenvolvido, com os recursos necessários e tb o empenho do profissional.

    • patricia disse:

      oi… eu ñ li tudo li pelomenos o comeso de seu comentario e achei a primeira parte dele legao eu estou aqui conversando com vc porq eu vou faser uma pesquisa sobre ele e estou pedindo ajuda mas eu li um testo e fiquei siente sobre isto a e parabems por ter mandado um comentario eu sou dona de um saite e meu nome é Patricia tanbem a e vc escreveu bastante coisa ñ presisava

  8. camila fernandes disse:

    Nunca ouvi falar dessa expressão até hoje.Porém tive a oportunidade de visitar a festa de inauguração.Posso dizer mais ou menos o que é…Noemi adorei seu blog
    beijos.

  9. Maria de Lira 1APGN disse:

    Noemi, você foi muito gentil comigo, no dia da inauguração, quando eu e minha turma estivemos aí visitando vocês, a sua explicação foi fundamental para que eu entendesse um pouco mais sobre blogs e sobre bullyng, confesso que eu conhecia pouco sobre o assunto, parabéns e sucesso! Beijos!

  10. marcia oliveira disse:

    Noemi,

    Apreciei muito o trabalho desenvolvido pelo seu grupo sobre o bullyng, so conheci esta expressão quando estive na inauguração do BOTECO ESCOLA, li e achei muito interessante, gostei quando li sobre como prevenir o bullyng, é isso mesmo” conversar promovendo o entendimento e respeito”. PARABÉNS!

    Márcia(1ºAPNG)

  11. prof. Denize Thomaz disse:

    OLá Noemi . Seu blog está muito interessante para pesquisadores da área educacional. Muitos professores desconhecem o significado do Bullying. Valeu! Parabéns. Continue auxiliando os a alunos do curso a refletir sobre este tema tão pouco divulgado nas escolas.- Denize

  12. Jani Fernandes disse:

    Noemi,
    Bárbara a escolha do tema Bullyng.., super abrangente e controverso pedagogicamente, pois distinguir o que causará ao aluno um verdadeiro dano e o que seja apenas a sociabilização necessária ao crescimento daquele adolescente, como para suportar pressões da vida de uma forma geral é uma linha tão fina que as vezes se misturam. Claro que a conscientização geral de :alunos, professores e pais sobre o tema , seus limites e consequencias são de suma importancia para que nossos adolescentes não fiquem “sequelados” e causem o que vimos aí em suas coletânias. Sucesso..

  13. Juliana Gino disse:

    Olá Keilla e Noemi!

    Sou aluna do 1º ano do curso de Pedagogia e estive na inauguração do Boteco Escola, apreciei e gostei muito do trabalho de todas vocês, deixo aqui os meu Parabéns.
    Bem, não fazia idéia do que era o termo citado, agora que tenho a consciência sobre o assunto pude perceber tão quanto é o mal que isso pode ocasionar.
    Creio que tanto as crianças que sofrem desse mal como as que o ocasionam sofrem muito com a situação, o agressor por ser digamos carente e possuir algum déficit e a vítima que tem sua figura exposta e a auto-estima que fica comprometida.
    São atos que por mais simples que aparentam ser, ferem o ser humano. São agressões orais desagradáveis e de muito mal gosto.
    O bullying parte das crianças e principalmente dos adultos, quando deveriam dar o exemplo.
    É um fato que infelizmente ocorre no meio escolar, familiar e social.
    As brincadeiras saudáveis devem existir mas a partir do momento que ela se torna uma situação constrangedora estará gerando uma violência interna e externa.
    Está aí um tema que será gerador de muitas reflexões.
    “Não ao Bullying”

    Até logo…

  14. Daniela Lira disse:

    Olá, Noemi!

    Sou aluna do 1APGN da USJT e estive presente na festa de inauguração do boteco escola e adorei! O tema tratado em seu blog me chamou a atenção porque pouco se fala sobre esse assunto e acredito que ouviremos um pouco mais sobre ele em breve. Lembrei-me de um amiga da Uninove, onde estudei o ano passado, que estava pesquisando sobre esse assunto para o seu TCC. Indicarei seu blog à ela.
    Parabéns pelo trabalho e pela contribuição que estão fazendo para a Educação.
    Um abraço.
    Daniela Lira

  15. Silvia Correia da Costa disse:

    Oi Noemi, Estive na inauguração do boteco,foi muito legal parabens a todos, e sobre esta materia realmente e lamentavel que este tipo de mal ainda esteja sendo praticado nas escolas ,pois não so para o agredido mas todos sofrem direta ou indiretamente com este tipo de ameaça, vamos lutar para tirar esta pratica de nosso ambiente escolar e em todos os lugares, e isto deve começar pelos adultos ensinando e respeitando as diferença do seu semelhante, pois não existe para mim a expressão , brincadeira de mau gosto, e até uma ofença a brincadeira que e uma pratica que nos traz bem estar e alegria, e não esta pratica qeu traz dor e tristeza, deixando traumas na vida daqueles que são submetidos a tais praticas.

    • leca disse:

      eu comcordo tem muita gente que me chama de gordo mais eu nem ligo pois se eu for ligar para qualquer coisa eu ja estaria presa

  16. Oswaldo Aparecido Favero disse:

    Demorei mais entrei!!!!
    Sem saber do significado da expressão ou muito antes dela existir , eu me encaixo no perfil de sofrer esta “perseguição ” maldosa e discriminatória. Desde minha infância fui alvo de brincadeiras e gozações, muitas vezes fui excluído de eventos ou outras atividades. Graças a Deus sempre tive um suporte familiar, principalmente de minha Mama, que sempre me dizia : Destaque-se entre os melhores, não precisa ser o melhor mas apareça de forma positiva, seja sempre alegre e divertido, assim os fracos não terão argumentos para brincadeiras. Com certeza minha mãe estava com a razão, nunca me senti excluido pois escolhi antes de ser escolhido. É claro que cada caso é um caso diferente, muitos não conseguem administrar o problema e caem na depressão ou tornam-se pessoas apáticas ou até agressivas como forma de se defender. Devemos ficar atentos para o problema e tentar orientar “nossos filhos” para o mal que podem causar para o ser humano.
    Obrigado pela oportunidade, acho que me empolguei , falei de mais.
    “O MAIOR RECONHECIMENTO PELO TRABALHO REALIZADO , NÃO SÃO PRÊMIOS OU BÔNUS…………É QUANDO AS PESSOAS ACREDITAM EM NOSSO TRABALHO”.
    Prof. Oswaldo

  17. Lúcia Araujo disse:

    Olá Noemi e Keila!
    Lendo o blog de vocês achei interessante sobre o assunto e gostaria que todos os educadores, pais em geral pudessem ficar atentos sobre este mal que acaba até em cenas absurdas de violência e também ao suicidio.
    Fui alvo de gozação na minha infância. Cheguei até a isolar das pessoas, e principalmente dos meus amigos de classe. Foi algo tão sério e acredito ainda ter algumas marcas registradas no meu interior até nos tempos atuais. Acredito plenamente se naquele tempo alguém tivesse preocupado com o caso não teria tantos traumas na minha vida.
    É lamentavel o que vemos. Vamos nos unir e tentar evitar tantos atos negativos e ruins tomar rumos tão violentos.
    Parabéns por se preocuparem com a nossa EDUCAÇÃO.
    Lúcia 4APGNAS

  18. dirceu disse:

    Estou estudando sobre o assunto no meu colégio. Tenho 16 anos e la acontece muito isso, por esse motivo a prof de Inglês está trabalhando conosco esse assunto. Valeu pessoal, até a proxima.

  19. Miriam Mutti disse:

    Não conhecia o assunto mas atraves deste blog pude ter noção desse problema que afeta varios estudantes.Nunca sofri esse tipo de discriminação.
    Miriam Mutti

  20. juliana disse:

    Eu preciso de uma frase curta sobre Bullying para um trabalho.
    alguém pode dar idéias?!?!?!
    beijos

  21. Caio Freitas disse:

    Ja ouví falar dessa palavra e sofro muito della porque meus colegas da escola me descriminam só pelo fato de eu ser menor que eles, isso significa ato de vandalismo.

  22. alcaraz disse:

    Caio,

    Você já comunicou sua professora? Se não, fale com ela, com a coordenação de sua escola, ou até mesmo com a direção. Diga como se sente, não fique quieto.
    se preciso escreva-nos e conversaremos.
    Um abraço.

    Keilla e Noemi

  23. Michelle disse:

    Noemi, Bom Dia! Estou fazendo minha conclusão de curso sobre este assunto e gostaria muit que vc me indicasse alguns materiais de trabalho.

    Obrigada

  24. alcaraz disse:

    Michele,
    Esse é um tema bem polêmico, mas comece lendo o livro “Fenômeno Bullying” de CLEO FANTE; Bullying e Desrespeito – como acabar com essa cultura na escola de marie-Nathalie Beaudoin. Além de pesquisar nos Blogs e internet que encontramos muito material.
    Qualquer coisa estaremos a disposição.
    Keilla e Noemi

  25. Cristiane Santiago Makarovsky disse:

    Nunca tinha escutado falar até fazer o meu estágio de observação.
    A palavra inglesa Bullying ainda não tem uma tradução para o português, mas significa valentão, brigão, ameaça ou intimidação e, embora seja ainda pouco conhecida, refere-se a uma prática freqüente nas escolas.

  26. mayara luizi disse:

    Sou estudante e posso garanti q várias pessoas q eu conheço tem esse tipo de problema e eu nem sabia q isso era uma doenca.

  27. alcaraz disse:

    Mayara,

    Não é uma doença, mas pode causar várias doenças e até delinqüência.

    Keilla e Noemi

  28. MARCIA disse:

    Olá! Sou estudante de pedagogia, e estou fazendo um estudo sobre esse fenômeno
    chamado Bullying!
    Me interessei pelo assunto, após perceber esse ato de violência velada dentro da sala de aula de uma faculdade.
    Um lugar onde acredito ser um propagador de pessoas com novos olhares, e pensamentos.
    Mas me deparei com adultos praticando bullying, e o pior de maneira sutil e covarde, não dando chance da “vitima” se defender, e de quem assitia o ato ajudar.
    Fica aqui meu protesto, e peço aos estudiosos e pesquisadores do assunto mais matérias, e se tem leis rigidas contra os autores de bullying.

    abraço!

  29. alcaraz disse:

    MARCIA

    O importante é não ser permissiva, quando acostumamos e não mais nos incomadamos, passamos a ser observadores. A lei, foi levada ao Congresso, mas ainda é tudo muito novo.

    Keilla e Noemi

  30. MARCIA disse:

    Olá Keilla e Noemi!
    Obrigada por responder…
    Gostaria de saber mais sobre as providências que o
    poder legislativo tem tomado, se caso estiver.

    abraço!

  31. alcaraz disse:

    Marcia leia isso, me parece a última publicação….

    LEI Nº 11.875, DE 19 DE JANEIRO DE 2005

    (Projeto de lei nº 697/2003, do deputado Sebastião Arcanjo – PT)

    Institui a Política de Prevenção à Violência Contra Educadores da Rede de Ensino do Estado de São Paulo

    O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
    Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
    Artigo 1º – Fica instituída a Política de Prevenção à Violência Contra Educadores da Rede de Ensino do Estado de São Paulo, nos termos desta lei.
    Artigo 2º – A Política de Prevenção à Violência Contra Educadores da Rede de Ensino do Estado de São Paulo tem os seguintes objetivos:
    I – estimular a reflexão nas escolas e respectivas comunidades acerca da violência que tem atingido os educadores, seja no ambiente escolar ou em suas imediações;
    II – desenvolver atividades nas escolas, que congreguem educadores, alunos, e membros das comunidades respectivas, voltadas ao combate à violência contra os profissionais da educação que nela trabalhem;
    III – implementar medidas preventivas e cautelares em situações nas quais os educadores estejam sob risco de violência, que possa comprometer sua incolumidade.
    Artigo 3º – As atividades voltadas à reflexão sobre a violência contra os educadores serão organizadas conjuntamente pelas entidades representativas dos profissionais da educação, Conselhos de Escola e entidades da comunidade interessadas em contribuir com este processo.
    Artigo 4º – vetado
    I – vetado;
    II – vetado.
    Artigo 5º – A Política instituída pela presente lei poderá contar com o apoio de instituições públicas voltadas ao estudo e combate à violência.
    Artigo 6º – O Poder Executivo regulamentará esta lei no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar de da sua publicação.
    Artigo 7º – As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias.
    Artigo 8º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Palácio dos Bandeirantes, 19 de janeiro de 2005
    GERALDO ALCKMIN
    Gabriel Benedito Issaac Chalita
    Secretário da Educação
    Arnaldo Madeira
    Secretário-Chefe da Casa Civil
    Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 19 de janeiro de 2005.

    Keilla e Noemi

  32. Jacquelyne Khatheren disse:

    Olá, procurando informaçoes sobre bullying para o trabalho requerido pelo professor Reginaldo (projeto), achei esse blog.

    Fico feliz pela direção da escola ser moderna e participante de blogs informativos.

    Abraços.

  33. vick gusmao disse:

    Bullyng é TODA ATIVIDADE COM A INTENÇAO DE MACHUCAR SEJA FISICAMENTE OU PICICOLOGICAMENTE. É UM POBLEMA SERIO…

    ESTOU FAZENDO UMA REPORTAGEM PARA O MEU JORNAL DO COLEGIO SOBRE BULLING

    VC PODE ME AJUDAR?

  34. Jane disse:

    Olá, eu estou sofrendo de bullyng . Há 10 anos atrás tivemos uma briga na justica com vizinhos ao lado. Eles logo mudaram-se para a mesma rua, mas é na esquina de casa, umas 5 casas acima da minha. 10 anos de passaram e o filho do vizinho, agora um adolescente, resolveu se vingar e começou timidamente falando coisas qdo eu passava, e eu ignorava, daí ele se jutava com mais 2 e ficava mais valente, até que um dia tinha uns 30 garotos passaram o dia inteiro em frente de casa e xingando. Eles estão fazendo uma divulgacao na escola aonde estudam e qqer lugar que eu vá tem adolescentes me xingando, se eu estiver a pé andando no bairro tem sempre 2 ou 3 atrás de mim falando palavrões e intimidando, e o pior, a maioria mora na minha rua, são coleguinhas de meus sobrinhos, frequentavam minha casa, e qdo estou com alguém conhecido eles me cumprimentam como se nada tivesse acontecido. Fui à delegacia e informaram que “infelizmente pouco poderá ser feito, pois são adolescentes e não tenho provas concretas contra eles, e acham que se denunciar poderia ser pior”. Só que agora estão de férias da escola a turma cresceu e estão me intimidando e me ameaçando fisicamente. Infelizmente, em nosso país, só depois que acontecem as tragédias é que pode-se dar um grito de socorro, porém, na maioria das vezes, é tarde demais para se fazer qquer coisa e muitas vidas são destruídas pelo descaso e falta de leis nesse país.

  35. day disse:

    É, amigos isso é muito sério……esse fenômeno que aterroriza(Bullying),tem que mudar.
    Devemos ser mais cautelozos com esse assunto e permanecer a paz!

  36. Criss disse:

    Parabéns por postar sobre bullying.

    Esses atos de bullying é normal no cotidiano,
    tanto para adolecentes e para adultos.

    Espero que a lei entre em rigor e consientização sobre o
    ato de bullying no territorio brasileiro.

    Hoje em dia se alguém posta em forum
    incitação ao ódio e preconceito racial inxclusivemente da cor negra,
    todo mundo faz cara feia e diz ser racismo e fora da lei.

    Bullying em foruns também seria mesma coisa que preconceito,
    não entra o termo racismo mas é mesma que preconceito.

    Um exemplo de bullying que vemos diariamente são:
    *Falar mal de uma pessoa para agrupar turma contra essa pessoa.
    *Rebaixar e afastar uma pessoa com grupos.
    *Não oferecer livre expressão/liberdade da vontade própria e
    contrariar em turma com agressão física e pscicológico.
    *O sentido de bullying em shows também é aplicado muito,
    dizemos “vaia” , quando a platéia diz uuuuuuuuu.
    etc etc e etc de atos que vemos diariamente.

    Atitude nojenta e covarde que destrói a civilização humana.
    Assim no USA teve assassinato no colégio atuado por
    um aluno que sofreu bullying.
    Assim suicidio ocorre por colegas de trabalho aplicarem bullying em um executivo.
    Assim na politica um funcionário público leva fora e nunca é eleito.
    Assim um elemento é gozação para todos no local.

    Depois o ruin é que o autor de bullying convive na civilização e
    diz amar Deus e que tem pena de gente que sofre bahhhh

    []s

  37. Fernanda disse:

    oi… gente vim aqui
    para pedi ajuda!
    é pq eu estou fazendo um projeto sobre
    Bullying
    e eu já
    pesquisei muito sobre Bullying
    e estou ciente do que é Bullying
    então quem pode mim ajudar?

  38. Nayara disse:

    Eu queria que alguem me ajudasse.Queria saber o que a lei do governo diz sobre o BULLYING.Alguem me ajuda por favor.

  39. Matheus disse:

    Eu queriia maiis informações sobre o que a leii diiz sobre isso assunto: BULLYING..!

    Obrigdoo…=)

  40. Nayara .. disse:

    Eu queria pediir que vocês me ajudem.
    É que,eu tenho um trabalho de Potuguês para fazer,é sobre algumas frases anti-bullying.
    E eu não estou achando..
    ^^

    Será que dá pra ajudar ?

    Obg desde agoraa..

  41. Anmaly disse:

    Jah fui vitima do bullying, acredite isto é ruim essa descriminaçao!!
    ISTO TEM QUE ACABAR!!!
    Ja fui vitima desse tipo de preconceito na escola !!! E o que saiu so foi pancadaria!!!!
    Caros leitores nao deixe isso influenciar na sua vida !!! Viva ela intensamente!!!!
    EU FUI….

  42. Felipe disse:

    La encima o – Anderson,
    Abril 9, 2007 às 10:26 pm

    Me salvoo tenhu um trabalho escolar a fazer e para recuperar minha nota eu e outros colegas, a professora deu-nos essa atividade, encontrar o q é BULLYING e o Anderson disse super beemm issu vai nos ajudar muito vlw galeraa !!

  43. anna clara disse:

    oq ue e buling …

    a pessoa pode morrer com o bulling?

  44. mariana disse:

    ola
    maravilhoso td que escreveram aqui
    tinha um trabalho pra fazer e fui salva

    bjss pra todos

  45. carolina disse:

    oi pessoal!!!

    adorei o site tinha que fazer un trabalho sobre
    bullying e consegui tudo aqui !!!

    parabens pelo ótimo desempenho , beijos

  46. marcelly nayara disse:

    adorei esse site e é bpm para nós aprendermos e estudarmos
    tive que fazer um trabalho de portugês e deu tudo certinho
    eu amei muitio!

  47. Marisa disse:

    Acho q este site esta mtoo bom, porque as pessoas tem de ter conhecimento do que é Bullying

  48. Amanda ávila disse:

    nossa, bullying hoje em dia até mesmo minha irmã de 7 anos sabe o que é, informem-se por isso que a sociedade nao muda!

  49. lumara disse:

    oi!!!
    Td bem???
    Adorei este site, pois tenho que fazer um trabalho final de faculdade sobre este tema BULLYING. Peço se poder me orientar alguns livros que fale sobre este tema te agradeço. Bjus

  50. Luana disse:

    oiiiiiiii gostei muito desse site que fala sobre o BULLYING
    agradeço por terem feito
    bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    mjdtyj

  51. yasmim bispo disse:

    nossa, bullying hoje em dia até mesmo minha irmã de 7 anos sabe o que é, informem-se por isso que a sociedade nao muda!

    ♥♥♥♦♦♦♦♥♥♥
    beijossssssssssssssssssssss
    thauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  52. elizandra disse:

    BULLYING é uma coisa que a gente comete de vez em quando, quando estamos brabos com alguem e perdemos a pasiensia e cometemos o bullying

  53. Beatriz Portella disse:

    Ola.
    Sim, eu sei o que significa bulliyng. Ja sofri isso.
    Sou uma estudante do colegio anchieta, em salvador, bahia.
    Uma vez, uma invejosa chamada Rafaela Dias Monteiro Lopes me xingou e me agrediu.
    Minha mae, indignada, foi na escola, falar com Rafaela.
    Falou normalmente. Explicou a ela o que significava bulliyng.
    Rafaela, por ser mimada e achar que todos tem que obedecer a ela, falou para os pais que minha mae foi na escola xinga-la e bater nela.
    Minha mae nunca faria uma coisa dessas.
    Mas, os pais dela acreditaram na filhinha mimada, e foram na escola, acusar minha familia do que Rafaela disse.
    Foi uma situacao muito desconfortavel para toda a minha familia.
    A escola esta pensando seriamente em me expulsar. E, nao satisfeitos ainda, os pais de Rafaela estao ameacando ir ao tribunal.
    Rafaela me disse que o pai dela vai fazer uma acusacao formal a minha mae.

    Nao sei o que posso fazer. AMO minha escola. Nao sei se vou aguentar estudar em outro lugar. E tenho MUUUITAS amigas, que naum possso deixar. Nao posso!!!!!!!!!
    Abs,
    Beatriz Portella.

  54. kamile disse:

    Bullying é briga…
    Beijocas

  55. washington disse:

    * O que é Bullying?

    O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

    Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:

    Colocar apelidos
    Ofender
    Zoar
    Gozar
    Encarnar
    Sacanear
    Humilhar
    Fazer sofrer
    Discriminar
    Excluir
    Isolar
    Ignorar
    Intimidar
    Perseguir
    Assediar
    Aterrorizar
    Amedrontar
    Tiranizar
    Dominar

    Agredir
    Bater
    Chutar
    Empurrar
    Ferir
    Roubar
    Quebrar pertences

  56. Marli Camargo disse:

    Bulying e uma palavra inglesa que significa agressivIdade entre estudantes dentro do ambiente escolar.

    Obvio que pode ser fora da escola tambem, mas esta relacionado a todo tipo de perseguicao sem casa, com o intuito de prejudicar, tirar proveito, agredir. etc..
    Atitude comum nas escolas, que muitas vezes passa desapercebido pelos diretores, professores, etc.. mas que necessita ser revista para nao permitir que criancas, adolescentes seja hostilizado e diminuido nesse ambiente.
    Que haja nas escolas uma politica e diretrizes para essa atitude, quemuito negatividade tras para os que ja enfrentaram isso.

  57. Maria Esther disse:

    Estou fazendo um trabalho e descobri que bully é valentão,as pessoas sofrem muito com isso e quase 16 pessoas morrem por ano esse número pode aumentar.

  58. Ligia Rodrigues Mohr disse:

    Minha filha de 15 anos ja sofreu de bullyng na escola por uma professora ,minha filha tem problemas de saude tem fibrose cistica e transplantada de pulmao duplo e tem diabetes.e devido seu problema de saude falta muito a escola e alguns professores falam alguns comentarios maldosos como se faltar muito vai rodar de ano ,ja ia telefonar para o conselho tutelar com a sua falta pensei q tinha morrido ,eu como mae morro a cada dia com esses comentarios maldosos ,minha filha odeia o colegio e uma briga para ir a escola ,isso me incomoda muito poq ela ta ficando atrassada na escola ela ta na 6 serie .Hoje sei q tudo q sofre tem nome Bullyng ,hoje tenho coragem para q isso nao se repita mais caso a conteza vou procurar meus direitos .MINHA FILHA E UMA GUERREIRA e luto por ela sempre .

  59. gabriela disse:

    bullying tenha respeito ao proximo!!!!!

  60. Thay disse:

    Sofro de bullying a 1 ano na escola e de vizinhos a quem devo recorrer? Possso dar queixa na delegacia? O que devo fazer? Me ajudem pois ñ aguento mais;…

  61. Renatinhaaaa... disse:

    Andersson estar super sertoooo…
    vai servir pro meu trabalhooo…

  62. Lucas disse:

    adorei sua explicação, até usei para trabalho de escola!

  63. Zefelson disse:

    bullying é qualquer forma de agreção, tanto física quanto verbal.

  64. Zefelson disse:

    A “PESSOAs” que usam o bullying para chamar a atenção.

  65. ana paula disse:

    saber ou nao saber ? BULLYING palavra do termo ingles denomida por violencia fisica verbal e psicoloica, com ofensas, apelidos, agressoes e mal genero individual. O bullying e um ou um grupo em que quer ser ¨melhor¨ e se sentir poderoso e discolada, é mas muitos alunos se enganam as vezes se escondem do que eles sao para uma pessoa hulmide e legal mas sozinha e sim p uma pessoa agressiva e c amigos falsos e egoistas..

  66. wanessa disse:

    nuca vie falar em bullying quando eu estudava a 5 serie minha professora de historia escreveu um texto falando sobre.

  67. lidiane oliveira disse:

    Gostaria de saber mais sobre bullying, pois meu filho esta passando por isso e eu não sei o q fazer. obrigada

  68. edileia disse:

    tenho um filho de 8 anos e ele esta sofrendo de bullying na escola ? o que devo fazer p solucionar essa situação caso a escola não resolva?

  69. angelica disse:

    bullimg e um coisa para pessoas que nao tem o que fazer se essas pessoas tivese o que fazer nao inha maguar ningem

  70. jessica disse:

    bully e quqlquer tipo de agereção física e verbal

  71. mayara disse:

    oi eu conheço pessoas que tem bullyng e e muito triste

  72. andreia disse:

    ola! eu tenho um filho de 13 anos e ele esta tendo ameaças dentro da escola ja faz 4 semanas que ele ñ pode ir a escola eu queria saber se ele esta sofrendo de bullyng obrigada. eu sou da praia grande

  73. Wesley disse:

    Eu ñ sei ao certo o significado da palavra bullying mais infelizmente ja sofri bullying na escola e ate hoje sofro com os efeitos desta violencia

  74. selton disse:

    o bulling é ser xingado por outra pessoa

  75. Ana Julia disse:

    BULLYING NAO E LEA E NUNCA VAI CER ISO AFETA A VIDA NHAVIDA E AFETADA NAO SO NA ESCOLA NAS EM TODO O LUGAR DES DE QUANDO ENTREI NA ESCOLA E PURISO QUE NAO PODENOS JOUGAR O LIVRO PEA CAPA

  76. Mariana disse:

    preciso de algumas frases , para o meu trabalho ! tem como me ajudar ?

    • marilene disse:

      ooooiiiiii näo sei se vai ajudar mais vc pode colocar o bullying é um crime muito grande,o bullying é um precomseito total,nunca devemos criticar colegas nao sei se vai ajudar. bjsss

  77. Mariana disse:

    Sei o que é bullying, nunca o sofri na forma de chingamentos ou apelidos, mas sofri com coisa paraceida, quando estudava na quarta serio do ensino fundamental tinha uns meninos que vinham pra cima de mim , mas não para bater, nem xingar, mas com o interesse de beijos e esse tipo de coisa.
    Apesar de não ser uma agressão sofri muito com isso, é um constrangmento da mesma forma , não é?
    Bullying não é somente agressão é todo e quaçlquer constrangimento passado principalmente na escola, onde crianças apresentam seus preconceitos talvez coma influencia dos pais ou da sociedade. Hoje mesmo vi na IGREJA o padre comparando os homosexuais à terroristas, estupradores, falando que temos que denunciar esse tipo de coisa e no final ainda falava que temos que manter pelos nossos padres, que apesar de estarem abusando sexualmente de menininhas, ainda temos que respeita-los.
    São esses tipos de coisas faladas em lugares, no caso, sagrado que fazem o preconceito só aumentar.

  78. évilyn disse:

    bullyning muitos pessoas é vitima mas pode superar e dizer ñ
    como superar:ignorar,deixar falando sozinho ñ da atenção,
    ñ tenha medo , se vc é vitima fala para os seus pais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s